Perguntas Frequentes

Tem questões
para levantar?

A Rede MULTICAIXA está aqui para o ajudar a esclarecer as suas questões de forma clara e sucinta.

Caixa Automático Terminal de Pagamento Automático MULTICAIXA Express Cartões Problemas

MULTICAIXA Express

1. O que é a App MULTICAIXA Express?

É uma inovadora aplicação que oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos, transferências e compras online através do telemóvel e que permite ter o MULTICAIXA sempre à mão.

 

2. Onde está disponível a aplicação MULTICAIXA Express?

A aplicação (App) está disponível na Apple Store e Play Store.

 

3. É preciso ter acesso à Internet para usar o MULTICAIXA Express?

Sim, poderá aceder ao MULTICAIXA Express através de uma rede Wi-Fi ou usando a rede de dados móvel. Nas redes de dados móvel da Unitel, Movicel e Africell, poderá utilizar a App MULTICAIXA Express, sem que tenha saldo de dados.

 

4. Activei o MULTICAIXA Express e não consigo aceder a todos os Menus, além das Consultas. O que faço?

Deve dirigir-se ao seu Banco e solicitar a associação do número do telemóvel ao seu cartão.

 

5. A minha conta MULTICAIXA Express está cancelada. E agora?

Dirija-se a um Caixa Automático e faça nova adesão.

 

6. O que é um favorito?

Favorito é um conjunto de dados guardados, de uma determinada operação financeira (Pagamentos e Transferências), para o uso futuro (reutilizar).

 

7. Como criar favoritos?

No menu de inserção dos dados de um Pagamentos ou de Transferências, clicar em "adicionar favorito" para gravar o nome do favorito. Também poderá fazê-lo a partir do Menu Actividade, ao clicar sobre determinada operação de Pagamentos ou Transferências.

Adesão e Activação

1. Como adiciono cartões bancários ao MULTICAIXA Express?

A adição de um cartão só poderá ser feita quando o utilizador já tiver pelo menos um cartão na App e poderá ser feita de duas formas:

          No Caixa Automático:

               1º Seleccione Outras Operações MULTICAIXA Express

               2º Adição Novo Cartão

               3º Introduza o número de Telemóvel Activo.

          Na App MULTICAIXA Express:

               1º Efectue Login e selecione o cartão que pretende adicionar

               2º Activar cartão

               3º Introduza as coordenadas do número do seu cartão.

 

2. Quantos cartões posso adicionar ao MULTICAIXA Express?

É possível associar até dez (10) cartões MULTICAIXA, do mesmo banco ou de bancos diferentes.

 

3. Porquê que o meu cartão desapareceu da App?

Podem existir várias razões. Pode ter expirado, por ter sido anulado, cancelado ou removido, a partir do Caixa Automático ou na App MULTICAIXA Express.

 

4. Como cancelar o serviço MULTICAIXA Express?

Para efectuar o cancelamento do MULTICAIXA Express contacte a Linha de Apoio ou poderá ainda cancelar o serviço no Caixa Automático com um cartão activo. Para tal, siga os seguintes passos:

               1º Outras Operações

               2º MULTICAIXA Express

               3º Cancelar Serviço.

Levantamentos MULTICAIXA Express

1. O que devo fazer se o meu código de levamento sem cartão expirar?

Deve aguardar que o dinheiro volte a ficar disponível na sua conta.

 

2. Perdi o meu código do pedido de Levantamento sem Cartão, como reavê-lo?

Pode reavê-lo de duas maneiras:

          1ª Pela App: Levantamentos sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido

          2ª Pelo Caixa Automático: Levantamentos Sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido / Imprimir / Visualizar a Referência.

 

3. Que montantes posso levantar?

O levantamento MULTICAIXA Express cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTICAIXA. Pode levantar até 100.000,00kz por dia.

 

4. Qual é a validade do código de levantamento MULTICAIXA Express?

O código tem validade de 24 horas. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na App MULTICAIXA Express.

 

5. Posso cancelar o código gerado?

Sim. Basta aceder ao MULTICAIXA Express, Levantamentos, Consulta e cancelar o código. 

Validação de número de telemóvel e envio de Token por SMS

1. Para além do banco, existe outra maneira para solicitar a associação do número de telemóvel ao meu cartão?

Não. Apenas poderá solicitar a associação ou a alteração do número de telemóvel no seu banco.

 

2. Efectuei a activação do serviço MULTICAIXA Express e, ao realizar as operações de pagamentos, transferências ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?

Deverá garantir que tem o SIM Card (chip), no mesmo telemóvel em que tem instalado o MULTICAIXA Express, caso contrário não conseguirá concluir a operação que está a realizar.

Compras Online

1. Quantas compras online posso fazer por dia?

Várias compras desde que o montante esteja dentro do limite estipulado pela rede MULTICAIXA, ou pelo limite estabelecido pelo seu banco.

 

2. Caso não tenha recebido a notificação de pagamento, no meu telemóvel, como deverei proceder?

Caso não tenha habilitado, a permissão do MULTICAIXA Express, para a recepção das notificações, poderá autorizar as suas compras online a partir do Menu Compras em Curso, no ecrã inicial.

 

3. Como autorizar uma compra online no MULTICAIXA Express?

Existem duas formas para autorizar uma compra online no MULTICAIXA Express, a descrever:

          1ª clicar sobre a notificação recebida no seu dispositivo móvel;

          2ª no ecrã principal do MULTICAIXA Express deverá aceder ao Menu Compras em curso, e de seguida clicar sobre o item que lá encontrar;

 

Segurança

1. É seguro utilizar o MULTICAIXA Express?

O MULTICAIXA Express utiliza protocolos de segurança que garantem a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança internacional. Todas as comunicações e transacções do MULTICAIXA Express são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

 

2. O que é o PIN MULTICAIXA Express?

O PIN MULTICAIXA Express é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão. O utilizador pode alterar o seu PIN MULTICAIXA Express através da App em “Configurações” sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex.: visualizado por outras pessoas); como também poderá fazê-lo a partir do Caixa Automático.

Gestão de Cartões

1. Como posso proteger o(s) meu(s) cartão(s)?

No MCX Express, siga os seguintes passos no canto superior esquerdo: Gestão de Cartões / Proteger cartões / Escolha o cartão que quer proteger / Seleccione Definir Limite ou Bloquear cartão e confirme a operação.

 

2. Para que servem as funcionalidades que se encontram sobre o Menu Proteger Cartões?

O Menu Proteger Cartões contém funcionalidades que garantem a segurança do cartão MULTICAIXA bem como o controlo da movimentação de fundos, que são: bloquear, desbloquear e definir limite diário do cartão.

 

3. Qual é a vantagem na utilização do serviço Proteger Cartões?

O serviço Proteger Cartões tem grandes vantagens pois permite que, o utente do cartão MCX, defina limites diários, para as transacções financeiras e em caso de uso abusivo do cartão, limita as perdas financeiras; e também inibe o cartão de ser usado em caso de roubo ou extravio, através do bloqueio e desbloqueio do mesmo.

 

4. Quais são as operações disponíveis no serviço Proteger Cartões?

No serviço Proteger Cartões é possível realizar as seguintes operações: Bloquear cartão / 2ª Desbloquear cartão / Definir Limite diário do cartão / Remover Limite diário do cartão

 

5. Para que serve a operação de desbloquear cartão?

Esta operação permite que o cartão seja utilizado novamente em todos os canais da Rede MULTICAIXA.

 

6. Para que serve a operação de Definir Limite Diário?

Esta operação permite ao utilizador definir o montante máximo diário das operações financeiras a serem efectuadas com o cartão, em todos os canais da Rede MULTICAIXA. No Internet Banking esta funcionalidade abrange apenas o Pedido de Levantamento sem Cartão.

 

7. Para que serve a operação de Remover Limite Diário?

Esta operação permite ao utilizador remover o Limite diário anteriormente definido no MCX Express ou no Internet Banking do seu Banco.

 

8. Posso definir um Limite diário para um canal específico?

Não é possível, porque este limite afecta todos os canais da Rede MULTICAIXA.

 

9. Quais são os passos para desbloquear um cartão?

Para desbloquear o cartão, siga no canto superior esquerdo: Gestão de Cartões / Gestão de cartões / Proteger Cartões / Desbloquear Cartão

 

10. Quais são os passos para Definir e Remover o Limite diário de um cartão?

          - Para Definir o limite diário de um cartão: Gestão de Cartões / Gestão de Cartões / Proteger Cartões /  Limite Diário

          - Para Remover o limite diário de um cartão: Gestão de cartões / Gestão de Cartões / Proteger Cartões/ Remover limite diário

 

11. O que acontece com um cartão depois de ter sido bloqueado?

Um cartão bloqueado através do serviço Proteger Cartões fica impossibilitado de transaccionar nos canais MCX, Internet Banking para operações de Levantamentos Sem Cartão, Caixa Automático e Terminal de Pagamento Automático.

 

Transferências Express

1. Quais os passos para se efectuar uma Transferências Express?

Para efectuar uma Transferência Express basta seguir os seguintes passos:

  • Como ordenante:

          1º Aceda ao Menu Transferências;

          2º Transferências Express;               

          3º Insira o número de telemóvel do destinatário (que poderá ser inserido manualmente ou extraído da lista de contactos), Nome do Ordenante, quantia a transferir e uma mensagem para o destinatário (que é opcional);

          4º Autentique-se inserindo o seu PIN MULTICAIXA Express;

          5º Caso o Destinatário tenha aderido ao MULTICAIXA Express e tenha predefinido o cartão para a recepção da transferência, o envio dos fundos acontecerá de forma imediata e tanto o ordenante como o destinatário serão notificados de que a mesma foi efectuada com sucesso. Caso contrário, a transferência será cancelada caso o destinatário não tenha aderido ao MULTICAIXA Express e ficará pendente, por 30 minutos, até que o destinatário predefina o cartão para a recepção.

 

2. Qual a diferença entre as Transferências Bancárias e as Transferências Express?

A diferença entre as duas transferências assenta no seguinte:

          1º Nas Transferências Bancárias, deve-se utilizar o IBAN do destinatário. Neste caso o dinheiro poderá ficar disponível na conta do destinatário, 24 horas após a realização da transferência

          2º Nas Transferências Express, deve-se utilizar o número de telemóvel do destinatário. Neste caso, o dinheiro fica disponível na conta do destinatário imediatamente.

 

3. O que acontece caso efectue uma Transferência Express para um número de telemóvel que não aderiu ao MULTICAIXA Express?

A transferência será cancelada e o ordenante será notificado do insucesso da operação.

 

4. Quanto tempo o Destinatário tem para indicar o cartão no qual pretende receber a Transferência Express?

Atualmente o destinatário tem 30 minutos para indicar o cartão no qual pretende receber a transferência.

 

5. Caso eu tenha efectuado uma Transferência Express por engano para um número de telemóvel, como faço para reaver os meus valores?

Uma vez efectuada a Transferência Express, tal como todas as transacções na rede MULTICAIXA, ela é irreversível.

 

6. Quais os limites existentes para se efectuar uma Transferência Express?

Existem limites tanto para o ordenante como para o destinatário. De momento existem os seguintes:

  1. Por operação o utilizador tem um limite máximo de 100.000,00 Kzs;
  2. Diariamente o utilizador tem um limite máximo de 300.000,00 Kzs;
  3. Mensalmente o utilizador tem um limite máximo de 1.200.000,00 Kzs;
  4. Mensalmente o utilizador tem um limite de recepção de 10 Transferências.

 

7. Ao efectuar uma Transferência Express o que pode acontecer se o destinatário estiver com o móvel desligado?

Caso o destinatário tenha o telemóvel desligado, mas antes tenha pré-definido o cartão, para a recepção da transferência, a mesma será efectuada com sucesso; caso o destinatário não tenha pré-definido o cartão, a transferência ficará pendente, durante 30 minutos, até que ele ligue o telemóvel e pré-defina o cartão para a recepção.