Serviço

Emissão
de cartões

A oferta actual da rede MULTICAIXA cobre toda a cadeia de valor de emissão e processamento de cartões bancários. Não se pode escrever emissão sem EMIS. Não há emissão, sem EMIS.

A rede MULTICAIXA assegura todo o processo de emissão de cartões, desde a produção lógica através de cálculos de segurança e a gestão da Base de Dados da rede, até à produção física dos cartões bancários e das respectivas cartas PIN.

 

O serviço é iniciado no banco emissor, com a atribuição do cartão a um cliente bancário, associado a uma conta de depósitos à ordem. Com esse cartão é facultado ao titular da conta o acesso a Rede MULTICAIXA, sendo que a sua autenticação é feita sempre através do respectivo PIN.

 

A oferta actual da rede MULTICAIXA cobre toda a cadeia de valor de emissão e processamento de cartões bancários (débito, crédito ou pré-pagos) da marca doméstica MULTICAIXA e de marcas internacionais como a VISA e a MASTERCARD.

 

 

Cartões

Tipos de Cartões MULTICAIXA

Cartão MULTICAIXA

Cartões bancários emitidos por bancos participantes da rede MULTICAIXA. Estes cartões podem ser de débito, de crédito ou pré-pago, sendo que os bancos emissores podem definir as operações permitidas na rede MULTICAIXA.

Cartão de Marca Internacional

Cartões das marcas internacionais VISA e MASTERCARD que podem ser emitidos quer por bancos estrangeiros, quer por bancos domésticos e são aceites em qualquer terminal da rede MULTICAIXA.

Ainda tem dúvidas?
Esclareça-as aqui.

A sua operação foi recusada?

  • Aviso no visor do cliente: “OPERAÇÃO ANULADA / CANCELED”

A operação não se concretizou devido a uma falha na comunicação entre o TPA e o sistema.

  • Aviso no visor do cliente: “SEM EFEITO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o cartão estar inibido, por não se ter conseguido contactar o emissor ou por o adquirente (acquirer) ter solicitado no visor do comerciante para este o contactar telefonicamente.

  • Aviso no visor do cliente: “NÃO AUTORIZADO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema. Pode acontecer por: 1) insuficiência de saldo disponível 2) a operação estar a ocorrer sem ligação ao emissor ou ao adquirente (acquirer) 3) o saldo do cartão ou da conta não permitir a realização da compra 4) o cartão estar caducado 5) o emissor ou o adquirente (acquirer) a ter recusado sem motivo explícito.

  • Aviso no visor do cliente: “CÓDIGO ERRADO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o código secreto introduzido não estar correto.

  • Aviso no visor do cliente: “FALTOU CÓDIGO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por não ter sido introduzido o código secreto. Esta situação ocorre quando, após confirmação do valor com a tecla verde (OK), se prime novamente a mesma tecla antes da introdução do código secreto.

  • Aviso no visor do cliente: “TPA SEM CONTRATO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o comerciante não ter contratada a aceitação de cartões da marca do cartão do cliente.

O sistema não consegue ler a banda magnética ou o chip do cartão?

Esta situação poderá ter acontecido por uma das seguintes razões:

  • Leitura deficiente do cartão aquando da passagem pelo leitor, por má colocação do cartão ou por o leitor do terminal não estar em boas condições;
  • Avaria no chip do cartão;
  • A banda magnética do cartão poderá estar danificada. Se o cartão não for utilizável noutros pontos de acesso à Rede MULTICAIXA (em CA ou noutros TPA), deve ser substituído. Tratando-se de um cartão de crédito, a identificação do cartão poderá ser efectuada através da introdução manual do seu número caso o comerciante tenha autorização para o efeito.

O que é o Cartão de Supervisor?

É um cartão de banda magnética que identifica o comerciante perante o terminal POS.

Este cartão possui informação sobre a conta do comerciante que será creditada pelo valor das operações realizadas durante o Período Contabilístico Local no terminal.

Ver mais