CANAL

Caixa Automático

O primeiro canal da Rede MULTICAIXA e o que disponibiliza mais funcionalidades para os utentes de cartões bancários.

É o equipamento (CA) que permite aos utentes de cartões bancários terem acesso a um vasto conjunto de serviços e de funcionalidades como levantamento de numerário, pagamento de serviços, consultas de saldo e movimento de conta, transferências bancárias, adesão ao canal MCX Express ou ainda alteração do PIN do cartão bancário.

Operações

Saiba mais
sobre este canal

Levantamento de Numerário

O titular de um cartão bancário de marca MULTICAIXA ou de marca internacional (VISA, MASTERCARD, American Express e Union Pay), pode levantar dinheiro da conta associada ao cartão, a qualquer hora e a qualquer momento;

A rede MULTICAIXA dispensa notas de valores facial entre 500,00 Kz a 5.000,00 Kz sendo o montante máximo por operação de 40.000,00 Kz e por dia de 100.000,00 Kz;

O cliente pode imprimir, ou não, o talão referente à confirmação desta operação.

Levantamento Sem Cartão

É um serviço da rede MULTICAIXA que permite aos clientes bancários realizar levantamentos de numerário nos CA/ATM ou nos TPA/POS, sem a necessidade da utilização de um cartão bancário físico.

O Serviço Levantamento Sem Cartão está associado a cinco operações:

1 – Pedido de Levantamento sem Cartão

O titular de um cartão MULTICAIXA pode efectuar um Pedido de levantamento sem cartão através de um CA, selecionando o montante desejado e introduzindo um Código Secreto. Como resultado, é gerado uma Referência de levantamento, que identifica o Pedido criado e que, em conjunto com o Código Secreto (definido pelo cliente ordenante), constituem as credenciais do serviço de Levantamento sem Cartão, imprescindíveis para a realização da operação de Levantamento sem Cartão.

2 – Levantamento sem Cartão

Uma vez na posse das credenciais (Referência de Levantamento e Código Secreto), o cliente beneficiário pode realizar o Levantamento sem Cartão, sendo-lhe disponibilizado especificamente o montante definido na operação de Pedido de Levantamento sem Cartão.

– Consulta do Pedido de Levantamento Sem Cartão

Através desta operação é permitido ao ordenante a realização de duas outras operações: Cancelamento de Pedido de Levantamento sem Cartão e Obtenção 2ª Via de talão do Pedido de Levantamento sem Cartão.

4 – Cancelamento de Levantamento Sem Cartão

A operação de Cancelamento do Pedido de Levantamento sem Cartão permite ao titular do cartão MULTICAIXA cancelar um Pedido de Levantamento sem Cartão, que tenha sido efetuado com o cartão utilizado e que se encontre ainda activo e dentro do prazo de validade.

5 – Impressão de segunda via do código OTC

Esta operação permite ao titular do cartão MULTICAIXA (cliente ordenante) obter novamente um talão com a informação de um Pedido de Levantamento sem Cartão, que tenha sido efetuado com o cartão utilizado.

Consulta de Saldos

Permite consultar o saldo da conta associada ao cartão que está a utilizar, directamente no ecrã ou em talão.

Consulta de Movimentos

Permite consultar os últimos 10 movimentos da conta associada ao cartão que está a ser utilizado, directamente no ecrã ou em talão.

Consulta de IBAN

O utente do cartão pode obter o Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) da conta associada ao seu cartão bancário.

Segunda Via do Talão

Obter uma 2.ª via de um talão de uma determinada operação realizada na rede MULTICAIXA. Esta informação apenas fica disponível por 180 dias após a realização da operação desse mesmo ano.

Alteração do Código Secreto

Permite alterar o código secreto PIN associado ao cartão bancário.

Transferências Bancárias

Permite ao titular de um cartão transferir fundos para uma conta domiciliada na mesma Instituição Financeira Bancária ou numa Instituição Financeira Bancária diferente, desde que seja participante do sistema bancário angolano e da Rede MULTICAIXA.

Para realizar esta operação, o cliente ordenante deve indicar o IBAN do cliente destinatário.

Pagamento de Serviços

O cliente tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante a entidades/empresas que disponibilizam o pagamento através dos canais da Rede MULTICAIXA.

São disponibilizados serviços de pagamento por sector de negócio de comerciantes e entidades aderentes ao respectivo serviço:

  • Pagamentos por Referência: o titular do cartão tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante.
  • Pagamentos ao Estado: o utilizador pode efectuar pagamentos ao Estado, através da Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE) e Montante.
  • Televisão: o utilizador tem a possibilidade de efectuar pagamentos dos pacotes oferecidos pelos provedores de conteúdos de televisão como a DSTV, a ZAP ou a TV Cabo.
  • Imobiliárias: o utilizador pode efectuar pagamentos ao sector imobiliário.
  • Serviços Públicos: o utilizador pode efectuar pagamentos ao Sector Público, como empresas de distribuição de energia e de água.
  • Telecomunicações: o utilizador tem acesso aos serviços relacionados com telecomunicações.
  • Companhias Aéreas: o utilizador tem a possibilidade de efectuar o pagamento dos seus bilhetes de passagem às companhias aéreas como a TAAG, a TAP e SONAIR.
  • Educação e Ensino: o utilizador tem a possibilidade de efectuar os pagamentos das suas prestações de propina e/ou mensalidades de estabelecimentos de ensino (escolas/colégios ou universidades).
  • Pagamento de Cartão Fidelização: o utilizador tem a possibilidade de fazer o carregamento dos seus cartões de fidelização de determinada entidade.
  • Compras online: o utilizador tem a possibilidade de efectuar os pagamentos das suas compras online.

Boas práticas:

  • Coloque a sua segurança em primeiro lugar, evitando utilizar Caixas Automático em locais isolados ou com fraca iluminação, sobretudo em horários nocturnos;

 

  • Contacte de imediato o Banco Emissor do cartão sempre que, em caso de captura, não seja apresentado o motivo da captura ou este lhe suscite dúvidas;

 

  •  Antes de se aproximar de um Caixa Automático (CA), tenha atenção às pessoas que se encontram nas imediações. Caso se aperceba que alguém se comporta de modo suspeito ou lhe suscita um sentimento de desconfiança, escolha outro CA;

 

  • Mantenha-se junto ao Caixa Automático e cubra o teclado com o próprio corpo. Ao digitar o código secreto cubra sempre o teclado com a outra mão;

 

  • Nunca force a entrada do cartão no leitor do Caixa Automático;

 

  • Retire o cartão do leitor mal receba essa indicação no ecrã. Se o cartão ficar retido na máquina, informe de imediato a instituição emissora do cartão;

 

  • Não aceite ajuda de estranhos sob qualquer pretexto;

 

  • Depois de completar a operação de levantamento, guarde o dinheiro e o cartão discretamente antes de abandonar o Caixa Automático; não permaneça junto ao Caixa Automático contando e manuseando as notas;

 

  • Se suspeitar de qualquer actividade ilícita, abandone o local de uma forma natural e, logo que possível, comunique as suas suspeitas às autoridades policiais;

 

  •  Não deixe os talões das operações junto ao Caixa Automático utilizado, para que os mesmos não possam ser usados, de forma fraudulenta, por terceiros. Destrua os talões de modo a dificultar a posterior reconstituição dos elementos neles constantes;

 

  • Se notar que a máquina apresenta objectos estranhos (por exemplo, no leitor de cartões, no teclado ou existência de porta-panfletos), um modo de operar invulgar ou sinais de vandalismo ou adulteração, não o utilize e comunique esses factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840;

 

  • Se, no decurso de uma operação, notar que a máquina não está a funcionar regularmente ou apresenta instruções não usuais, cancele a operação e comunique os factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840;

 

  • O terminal pode ter, temporariamente, a operação de Levantamento indisponível; neste caso, o utilizador é avisado através de um pictograma que representa uma nota com um traço por cima, no ecrã inicial; o mesmo tipo de instrução está representado no caso de estarem os recibos indisponíveis;

 

  •  Na realização de uma operação, siga sempre as instruções afixadas no monitor do terminal, tendo em atenção o tempo máximo disponível para a realização de cada etapa da operação pretendida;

 

  •  Na operação de levantamento, não se esqueça de retirar de imediato a quantia que solicitou e confirme sempre o valor dispensado. Tem 20 segundos para retirar as notas. Ultrapassado este tempo a máquina faz a retenção das notas. Algumas máquinas têm um sinal sonoro de aviso;

 

  • O Caixa Automático dispõe de duas tentativas para a introdução correcta do seu código secreto; na terceira tentativa, se continuar a marcar o número errado, o seu cartão será retido por razões de segurança.