Press Release

MULTICAIXA lidera transacções no sistema
de pagamento

9 maio, 2022

Detail Lider Transacoes

MULTICAIXA lidera transacções no sistema de pagamento.

Cerca de 84,6 milhões de processos de pagamentos foram realizados pela rede MULTICAIXA.

O sistema de Pagamento Angolano (SPA) registou 84,6 milhões processos de pagamentos realizados pela rede MULTICAIXA, o que corresponde à movimentação de mais de 3,6 biliões Kz, no primeiro trimestre deste ano, de acordo com as estatísticas do SPA divulgadas recentemente pelo Banco Nacional Angola (BNA).

 

Os pagamentos na rede MULTICAIXA, correspondem às operações financeiras em Caixas Automáticos (vulgo ATMs), Terminais de Pagamento Automáticos (TPA), canal Homebanking (H2H) e Multicaixa Express (MCXE), realizadas com cartões MULTICAIXA, excluindo os levantamentos.

 

Os ATMs representam 35% dos valores movimentados na rede multicaixa, seguidos das operações feitas através da aplicação MULTICAIXA Express com 32,6% e TPA com 30,7%. Apenas 1,7% é realizado por internet Banking.

 

Assim, enquanto a rede MULTICAIXA regista maior movimentação, o maior volume de dinheiro processado no Sistema de pagamento nacional é feito através do SPTR (que assegura o processamento automático e a liquidação em tempo real, operação por operação, de transferências electrónicas de fundos entre bancos em moeda nacional) com 13,7 biliões Kz.

Segundo os dados do Banco Central, no primeiro trimestre foram movimentados 19,7 biliões Kz, correspondentes a soma dos pagamentos processados através dos seguintes sistemas: SPTR (13,7 biliões Kz), MCX (3,6 biliões), STC (2,3 biliões ) e SCC ( 59 mil milhões Kz).