Destaque

20 Anos da Rede MULTICAIXA

18 abril, 2022

Detail 20 Anos

20º Anivesário

A festejar a sua rede partilhada de cartões bancários.

Foi a 18 de Abril de 2002 que Angola testemunhou o nascimento de uma rede partilhada de cartões bancários, que é considerada como uma das maiores revoluções tecnológicas nacional e africana, à qual foi atribuída o nome de MULTICIAXA.

 

A rede começou por emitir os primeiros cartões de débito MULTICAIXA e por instalar os primeiros Caixas Automático, para possibilitar a oferta de serviços mais básicos como a dispensação de dinheiro e funcionou como alavanca no processo de digitalização dos pagamentos em Angola.

 

A necessidade de dinamização dos pagamentos electrónicos acelerou a introdução das transferências bancarias, a implementação dos pagamentos de serviço e carregamentos, que permitiu aos operadores de comunicações electrónicas disponibilizassem os seus serviços na rede.

 

A aceitação e confiança na rede MULTICAIXA traduziu-se no seu crescimento e com isso a oferta de serviços modernos e inovadores, disponibilizando inúmeras funcionalidades como levantamentos de numerário, transferências bancarias, pagamentos de serviço, pagamentos ao Estado e outros pagamentos como a conta de consumo de água e de energia eléctrica, com um registo de mais de 90 milhões de operações por mês.

 

Muito recentemente, a rede MULTICAIXA introduziu o mais disruptivo canal de pagamento com o lançamento do MCX Express uma aplicação que permite ter o cartão MULTICAIXA sempre a mão para realizar operações como pagamentos, transferências, pedido de levantamento sem cartão ou ainda consultas, registando mais de 30 milhões de operações por mês.

 

A rede MULTICIAXA é, sem dúvidas, indispensável para o mercado financeiro nacional, jogando um papel fundamental na vida de cada angolano e das empresas. Em 2021 foram atingidos os maiores recordes de operações em todos os canais. Nos Caixa Automáticos foram realizadas 373 milhões de operações, movimentando mais de 6.800,64 mil milhões de Kwanzas. Nos Terminais de Pagamentos Automático realizaram-se 308 milhões de operações e movimentos de 4.336,04 mil milhões de Kwanzas. O MCX Express foi o canal mais expressivo, se tivermos em conta que é o mais recente, ao atingir 338 milhões de operações e movimentando 4.955,25 mil milhões de Kwanzas.

 

A rede MULTICAIXA tem hoje cerca de 3200 Caixas Automático e mais de 140 mil Terminais de Pagamento Automático, distribuídos por todo o território nacional, agrega mais de 500 mil utentes do canal MCX Express e assume o compromisso de manter o crescimento da rede para atingir a total desmaterialização dos pagamentos de forma sustentada, com os mais altos padrões tecnológicos e com os níveis de serviço a que já habituou a população.